sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Polêmica deve marcar participação de Vito Giannotti

Da assessoria

A Roda Viva é uma das novidades do VII Simpósio de Jornalismo da Unemat\Alto Araguaia. O formato de entrevista coletiva com uma pessoa no centro para ser “bombardeada” por perguntas vai ocorrer na quinta à noite (27) e terá como convidado o escritor e comunicador popular Vito Giannotti. O tema central é “Persuasão e Resistência”.

A Rova Viva do Simpósio imita o tradicional programa de tv (de mesmo nome), que vai ao ar no Brasil desde 1986 e passa na Cultura às segundas à noite. Sobre o programa: http://tvcultura.cmais.com.br/rodaviva .

“O objetivo da atividade é incitar os alunos ao debate e à formulação de polêmicas”, explica a jornalista e professora do curso de Comunicação Social da Unemat, Giovanna Betine.

O convidado
Conhecido por ser um polemista declarado e árduo defensor do socialismo, Giannotti coordena o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), com sede no Rio de Janeiro. A entidade realiza cursos sobre comunicação sindical e popular. Sobre o NCP: http://www.piratininga.org.br/

Giannotti defende a necessidade de mudar o sistema que concentra os meios de comunicação nas mãos de empresas que detêm grande poder econômico e interesses mercadológicos, como Folha de S. Paulo, Rede Globo e Veja. O escritor avalia que a comunicação sindical/alternativa/de esquerda precisa criar ferramentas que atinjam o público.

“Essa mídia não é neutra. Ela tem um lado: o lado da classe dominante”, afirma Giannotti. “A comunicação é uma arena de disputa de hegemonia na sociedade. A gente precisa ter uma boa mídia de esquerda para mostrar à população que é necessário mudar este sistema injusto, marcado pelo capital e pela exploração”, acrescenta.

Etapas
O tema “Persuasão e Resistência” será dividido em três sessões de perguntas, sobre “Comunicação e Movimentos Populares”, “Jornalismo e Capitalismo” e “O papel da Universidade na sociedade”. Cada rodada terá início com questionamentos efetuados por um grupo de acadêmicos de Jornalismo da Unemat e da UFMT\Barra do Garças. Em seguida o espaço será aberto ao público.    

O mediador da Roda Viva do Simpósio será o jornalista e professor do curso de Comunicação da Unemat, Thiago Cury Luiz. ”Estou ansioso por esta atividade. Sei que o Vito é polêmico e acredito que os estudantes têm um desafio pela frente”, sintetiza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário