SOBRE O TEMA


O tema do VII Simpósio de Jornalismo da Unemat\Alto Araguaia, “A imagem na mídia: estética do espetáculo, identidade, persuasão...”, busca incentivar a reflexão sobre conceitos e utilizações de representações pessoais, institucionais, de grupos, tribos, movimentos etc na atualidade.

A intenção é discutir algo que está muito presente no dia a dia das pessoas. Afinal, a mídia corresponde a uma fábrica de imagens, e usa isto em toda a sua programação, espalhada por suas várias formas de manifestação.

Essas maneiras midiáticas são evidentemente caracterizadas como plataformas de comunicação (jornais, sites, tvs, rádios, blogs, revistas, redes sociais...), mas não se resumem ao tradicionalmente assimilado. Associam-se ao introspectivo, ao artesanal e ao contato direto, tal qual a conversa diária, o sonho, o pensamento, a gesticulação e tudo e tanto que compõe nossas vidas tão normais, globais, caseiras.

É instigante refletir sobre o sensacionalismo, as tentativas de persuasão, as disputas entre os múltiplos partidarismos, a criação de vilões, heróis e inúmeros “tons de cinza”, a busca de espaço para impor modelos, exemplos ou mostrar novas identidades, padrões e formas de ser e viver.

Ainda, o estímulo ao confronto, ao diálogo, às reinterpretações que nos fazem humano-midiáticos e que nos caracterizam como costureiras\os de uma ampla rede de significados confeccionada ao vivo e continuamente.

Que o digam Guy Debord, Venício de Lima, Sérgio Capparelli, Pierre Levy, Néstor Canclini, Jesus Martín-Barbero, Dênis de Moraes e tantos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário