O tema do VII Simpósio de
Jornalismo da Unemat\Alto Araguaia, “A imagem na mídia: estética do espetáculo,
identidade, persuasão...”, busca incentivar a reflexão sobre conceitos e
utilizações de representações pessoais, institucionais, de grupos, tribos,
movimentos etc na atualidade.
A intenção é discutir algo
que está muito presente no dia a dia das pessoas. Afinal, a mídia corresponde a
uma fábrica de imagens, e usa isto em toda a sua programação, espalhada por
suas várias formas de manifestação.
Essas maneiras midiáticas
são evidentemente caracterizadas como plataformas de comunicação (jornais,
sites, tvs, rádios, blogs, revistas, redes sociais...), mas não se resumem ao
tradicionalmente assimilado. Associam-se ao introspectivo, ao artesanal e ao
contato direto, tal qual a conversa diária, o sonho, o pensamento, a
gesticulação e tudo e tanto que compõe nossas vidas tão normais, globais,
caseiras.
É instigante refletir
sobre o sensacionalismo, as tentativas de persuasão, as disputas entre os
múltiplos partidarismos, a criação de vilões, heróis e inúmeros “tons de
cinza”, a busca de espaço para impor modelos, exemplos ou mostrar novas
identidades, padrões e formas de ser e viver.
Ainda, o estímulo ao
confronto, ao diálogo, às reinterpretações que nos fazem humano-midiáticos e
que nos caracterizam como costureiras\os de uma ampla rede de significados
confeccionada ao vivo e continuamente.
Que o digam Guy Debord, Venício de Lima, Sérgio Capparelli, Pierre
Levy, Néstor Canclini, Jesus Martín-Barbero, Dênis de Moraes e tantos outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário