quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Reveja os vídeos do II Festival do Minuto

Da assessoria

Os nove vídeos que concorreram ao II Festival do Minuto, integrante do VII Simpósio de Jornalismo da Unemat\Alto Araguaia, podem ser revistos no http://festivaldominutoaia.blogspot.com.br/ . É uma oportunidade, também, de espalhar as peças para estudantes e professores que não estiveram no evento e para o público em geral.

Os vídeos foram mostrados pela primeira vez na noite de 27 de setembro (quinta) no anfiteatro da Unemat. O número de peças apresentado na segunda edição do Festival superou o da inicial (nove a quatro).

“Aos poucos ampliamos também a qualidade dos vídeos”, comentou um dos organizadores da iniciativa, o jornalista e professor mestre do curso de Comunicação Social da Unemat, Iuri Gomes Barbosa.

As peças utilizam diversas técnicas, entre elas a de envelhecimento de imagem, stop motion (animação a partir de sequências fotográficas), de filme mudo, filmagem caseira e formato jornalístico padrão.   

Os vídeos tratam do jornalismo por meio de vários ângulos, como a função do jornal, liberdade de expressão, ideologia, cotidiano profissional e a “saga do diploma universitário”. A obrigatoriedade do “canudo” para exercício da profissão de jornalista foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal em 1999, mas emendas constitucionais propostas no Congresso reavivam a possibilidade de retomada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário