quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Acompanhe os resultados da avaliação do VII Simpósio de Jornalismo da Unemat\Alto Araguaia


Da assessoria

A satisfação com a realização do VII Simpósio de Jornalismo da Unemat\Alto Araguaia foi o ponto positivo com maior destaque, de acordo com as pessoas que participaram da avaliação do evento. O atraso na realização das atividades noturnas correspondeu ao quesito negativo mais apontado. A realização de oficinas e minicursos à noite foi uma das sugestões mais evidenciadas. O evento ocorreu entre 25 e 28 de setembro.
  
A avaliação do Simpósio foi realizada mediante preenchimento de questionários entregues pela organização em salas de aula (impressos) e enviados por e-mail. Dos 121 inscritos no evento (entre professores, estudantes e recém-formados), 34 retornaram as avaliações (cerca de 30%). O questionário contemplou oito tópicos com espaços para o registro de pontos positivos, negativos e sugestões.

Os tópicos avaliados foram: programação noturna (palestras, roda viva e painel universitário); IV Prêmio Depcom; II Festival do Minuto; oficinas\minicursos; organização geral; divulgação; e programação cultural (varal cultural, festa e atrações artísticas, como músicas e declamação de poemas).
   
“É importante saber o que pensa quem participou do Simpósio. Creio que as observações vão servir para organizar a próxima edição”, comenta o coordenador do evento este ano, professor mestre Gibran Luis Lachowski.

“Devemos participar mais da avaliação das atividades que realizamos. Só assim teremos condições de exercer nossa autocrítica e fortalecer nossas ações”, acrescentou.

Confira o resumo dos apontamentos efetuados nos questionários logo abaixo. Se houver interesse em ter acesso aos formulários de avaliação preenchidos, basta entrar em contato com a organização.

  
BALANÇO DAS REPOSTAS DA AVALIAÇÃO DO SIMPÓSIO (trechos em negrito foram os mais citados)

1.PROGRAMAÇÃO NOTURNA
Pontos positivos: oportunidade de perguntar;  clareza nos assuntos; palestrantes bem requisitados; palestras bem culturais; assuntos abordados dentro da atualidade; simpósio de boa qualidade;  boa/importante participação dos alunos, interação entre eles e professores; entrevistados e convidados com experiência na área; liberdade para os alunos fazerem perguntas; muito bem organizado; palestrantes e entrevistado muito bem escolhidos/ótimos palestrantes;  roda viva despertou curiosidade do público; palestrantes falaram numa nova linguagem, mais descontraída; diversidade de assuntos e pessoas; respostas bem transparentes; participação direta dos acadêmicos, principalmente no roda viva; mescla entre palestrantes do campo da pesquisa e da prática; maior desprendimento dos alunos; diversidade dos temas dos palestrantes; diferenciação, inovação, criatividade, ineditismo;  debates.

Pontos negativos: respostas muito extensas estouravam o prazo;  atraso no início das palestras, evento terminava muito tarde; roda viva mal organizado quanto ao tempo de duração; algumas pessoas não respeitaram a regra, fazendo mais perguntas;  falta de distribuição das perguntas; houve momentos que ficou cansativo; pequeno número de professores;  falta de pontualidade, não começava no horário previsto; faltou debater mais os temas;  palestras pouco motivadoras para iniciantes.

Sugestões: calcular o tempo certo para perguntas e respostas do roda viva ou diminuir as perguntas; ser mais rígidos com os questionamentos, não infringir as regras; administrar melhor os horários; ter professores no roda viva; menos palestras e mais minicursos; que outros simpósios venham com a mesma organização; calcular melhor o tempo para não ser cansativo; que haja mais palestras no próximo;  mediador controlar mais o tempo; palestrantes mais conhecidos para chamar a atenção do público; aproveitar o roda viva com um novo formato para o projeto de extensão “Circulando”;  palestras que não somente falem, mas apresentem slides, que cativem mais;  mais pulso e agressividade por parte dos jornalistas nas perguntas; menos pessoas no roda viva; roda viva merece uma noite só pra ele par dar tempo; cumprir o horário desde o primeiro dia para evitar os atrasos; inserir as atrações culturais após as palestras; definir e cumprir os horários de início e fim das noites do evento; rodar vídeos divertidos ou do Festival do Minuto de edições passadas antes do início do evento para chamar a atenção.

2.IV PRÊMIO DEPCOM
Pontos positivos: merecidos os ganhadores; incentivo à participação; valorização e reconhecimento dos trabalhos; oportunidade de exposição de trabalho experimental; qualidade dos trabalhos; forma de incentivar os alunos a se exporem; apresentação dos prêmios; mostra que os alunos têm aprendido em sala; boa ideia ter jurados de fora da universidade; boa a participação dos alunos de fora; número de participantes/superou o número de trabalhos dos ano passado (42 a 30); categorias bastante abrangentes; boas disputas; homenagem e prêmios; clima de expectativa.

Pontos negativos: atraso; ter premiado apenas três candidatos por categoria; categorias com pouca inscrição; falta de incentivo dos próprios estudantes; certificados por email; não teve troféus para todos; dificuldade na inscrição; reclamações quanto aos prêmios; falta de apoio da Unemat; não ter apresentado os trabalhos ao público; pouca publicização dos jurados e dos critérios de avaliação.

Sugestões: mostrar para o público os trabalhos vencedores; premiação em dinheiro para ter mais incentivo; poder participar em mais de duas categorias; que os professores incentivem os alunos a fazerem os trabalhos; divulgar mais; troféu para todos os participantes;  anunciar mais os temas;  melhor premiação; criação de mais programações; mais temas/tema muito limitado; ter mais colocações nas premiações, avaliando até o quinto colocado; incentivar que um novo grupo de alunos dê sequência ao projeto; reservar um espaço maior para o prêmio; inserir categoria “Artes Visuais”.

3.II FESTIVAL DO MINUTO
Pontos positivos: estímulo à criatividade dos alunos; oportunidade aos estudantes dos três cursos de graduação da Unemat; qualidade dos trabalhos; os prêmios são bons; participação e retorno; apresentação dos vídeos; muito bem avaliados os vídeos; qualidade da organização; boa iniciativa dos professores; tema que permite diversificação e de fácil compreensão; participação acadêmica e criatividade dos participantes; criatividade no desafio de um minuto; ideia excelente a de ter vídeos curtos; inovação e fomento à prática; divulgação.

Pontos negativos: avaliação mal feita; aceite de vídeos que não tinham teor jornalístico (não era “festival de foto” de um minuto); ausência de certificados para ganhadores; problemas de áudio na mesa de som da Unemat; júri da instituição; repetição de pessoas para os trabalhos; poucos minutos para o vídeo; atraso; pouca divulgação.

Sugestões: ter um maior número de premiados; premiar até o quinto colocado; ter categoria mais fácil para iniciantes; ter certificados; melhorar os jurados; não aceitar mais de um vídeo por pessoa/grupo; fazer alguma coisa para incentivar a ter mais participantes; divulgar mais; ter vídeos com maior duração de tempo; ter nota também da plateia/abrir votação para o público; ter um júri de fora do campus; que sejam realizadas mais edições do Festival; permitir que, aos menos, os primeiros colocados, falem sobre a experiência de produzir os vídeos; maior divulgação e inserção de outras modalidades; focar o evento no último dia; pontuar/diversificar temas a serem tratados; mostrar os vídeos da edição anterior enquanto os estudantes chegam; professores poderiam mostrar mais seus trabalhos.

4.OFICINAS E MINICURSOS
Pontos positivos: importantes; excelentes temas; minicursos de qualidade; todos foram ótimos; rendeu muito; somou muito em aprendizado; bem dinâmico; ótimo para o conhecimento; excelente organização; ótima escolha de professores para o evento; palestrantes de fora; diversificados e em grande quantidade; ótimo desenvolvimento do plano proposto; variedade e quantidade; conhecimento e aproveitamento dos estudantes de forma mais profissional, clara e objetiva.

Pontos negativos: limitação de vagas; alguns começaram atrasados; por ser de dia, houve pessoas que não participaram por causa do trabalho; teve minicurso em que não houve pausa; choque de horários; pena terem sido todos só de dia; algumas oficinas foram muito longas; oficina no sábado não funciona.

Sugestões: sistema de segunda chamada para dar mais oportunidade; distribuir melhor as opções para não chocarem as mais procuradas; ter apostilas; ter oficinas e minicursos à noite pra quem trabalha de dia; mais minicursos para a área de radiojornalismo; divulgação mais detalhada de cada oficina; ter no sábado; cursos  mais dinâmicos; mais informações; ter oficinas e minicursos nas áreas de fotojornalismo e telejornalismo.

5.ORGANIZAÇÃO GERAL
Pontos positivos:organizadores estão de parabéns; muito empenho dos organizadores; boa receptividade com os participantes; atenciosos: muita comunicação e ajuda; gentis e queridos; aprovada; informações e suporte para os participantes; muito bem organizado o simpósio; a organização desse ano superou a dos outros anos; todos participaram e até os alunos colaboraram bastante; bem organizado e com bastante colaboradores; boa divulgação; muita dedicação e empenho dos professores que organizaram; incentivo à participação; boa programação; melhor simpósio até hoje; muito organizado e dedicado; divulgação e programação; desprendimento; interação entre alunos e professores.

Pontos negativos: atraso no começo das programações; faltou água para os alunos; responsáveis pela lista de chamada não chamavam pessoas para assinar; aparência do ambiente do evento; organização da festa; cerimonialistas não ficavam presentes no momento das palestras; problemas com emissão e pagamento do boleto bancário; poucos dias de evento; “amarrou” alguns alunos na participação das atividades; comunicações científicas; falta de envolvimento de alguns professores enfraqueceu a programação.

Sugestões: cobrar mais a participação dos acadêmicos; escolher melhor as pessoas para colaboração na programação do evento; que a noite de sexta seja somente para a festa para não esvaziar o evento; manter a mesma organização; cobrar mais pontualidade; pedir mais colaboração dos discentes na organização; chamar mais gente para ajudar na organização para não sobrecarregar; mais festas; uma programação cultural na cidade, fazendo um tour com o pessoal de fora aos pontos turísticos locais; dividir mais as tarefas; intensificar envolvimento do comércio local; crachás mais chamativos para identificar melhor os responsáveis pela lista de presença; todos os docentes deveriam se envolver.

6.DIVULGAÇÃO
Pontos positivos: muito boa; interação dos acadêmicos e espírito de competição; bem divulgado nas redes sociais, o que agitou muito os acadêmicos; divulgação no facebook; dentro da faculdade e na internet foi bem divulgado; ótimo: site, blog e e-mail; fez a diferença; contato constante com a academia em geral; o ‘rosto’ que apresentava o simpósio era legal; o corpo a corpo/passadas em salas de aula; boa visibilidade nos meios de comunicação local e regional; blog sempre atualizado.

Pontos negativos: não foram convidadas todas as escolas do ensino médio; faltou divulgar mais na tv; não teve participação de pessoas do ensino médio; alguns problemas com o site; encheu a caixa de e-mail de spam/overdose de informações todos os dias; divulgação impressa poderia ter saído mais cedo.

Sugestões: aperfeiçoar divulgação na tv e rádio com produção de vinhetas; na próxima passar nas salas de aula explicando detalhadamente quais serão as premiações e a forma de participação;  divulgar nas escolas; estimular os estudantes de outras cidades/universidades e Cuiabá a participarem; ter mais divulgação em outros cursos; mais animação na divulgação; especificar mais sobre cada oficina; panfletagem; divulgar intensamente três semanas antes do evento e não só duas; ampliar equipe; investir em fotografias na produção das matérias.

7.PROGRAMAÇÃO CULTURAL
Pontos positivos: muito boa\ótimas apresentações; entretenimento; oportunidade do acadêmico divulgar o seu talento; a participação do pagode e a dança; a festa de sexta-feira;  gente de fora; empolgação e retorno; legal, pois mobilizou alunos a participar; qualidade das  fotografias e poemas; diferente, bom para os alunos interagirem; bem organizado; boa forma de inserir os alunos, incentivo; muito diversificado/variedade e bem organizado; estudantes que aparecem menos podem expor seus talentos na parte cultural.

Pontos negativos: pouco espaço/tempo para os eventos culturais; muitas pessoas talentosas não participaram por falta de união; a citação dos poemas ficou muito informal e quebrou o protocolo; pouca festa; atrasos; falta de compromisso de quem se dispôs a participar e organizar próprios equipamentos;  festa ruim; pouca participação; poucas pessoas; pessoas que não dão atenção; atendimento no lugar da festa era péssimo (fazer em outro local);  pouca variação/criatividade de nomes nas poesias e fotografias;horários das apresentações.

Sugestões: continuar estimulando; maior divulgação e tempo para as atrações artísticas; colocar atrações todas as noites para alegrar a galera; diminuir o tempo de poemas; festa fechada;  festa toda noite e mais gente de fora; colocar teatro; focar mais no tema;  que no próximo continue; convidar os acadêmicos a se apresentar em maior número; não deixar espaço vago, colocando cantores para se apresentar até o evento começar;  manter no calendário a festa em todas as edições; descobrir novos talentos; caprichar nos detalhes (som baixo/sem voz); mais fotos interessantes; indicar um responsável para a programação cultural; expor em telas ou quadros maiores; colocar trabalhos da cultura local.

8.COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS (poucas respostas)
Pontos positivos: boas para divulgar artigos científicos de qualidade; trabalhos de boa qualidade; não deixou de acontecer e houve discussões importantes; incentivo à produção; abertura aos acadêmicos.

Pontos negativos: falta de divulgação; falta de interesse de acadêmicos; pouca organização; feito às pressas; falta de incentivo dos professores; poucos inscritos/trabalhos; dificuldade em atender as orientações de alteração dos artigos em pouco espaço de tempo.

Sugestões: ser mais divulgado; diversificar; mais informações; mais empenho; cada professor pode convocar/estimular estudantes para desenvolver trabalhos; rever as normas de envio de trabalho; manter a programação; que sejam os primeiros a serem apresentados; reformular as exigências do resumo expandido por causa do pouco tempo para envio.


         


Nenhum comentário:

Postar um comentário